COLETES BALÍSTICOS

Encontre aqui diversos modelos de colete à prova de balas

Cadastre-se em nosso site e receba lançamentos, dicas e promoções de coletes balísticos

DESCUBRA UM POUCO MAIS SOBRE OS COLETES BALÍSTICOS

COMO SÃO FABRICADOS OS COLETES BALÍSTICOS? 

Os coletes à prova de balas ou coletes balísticos são produzidos a partir de uma material chamado Aramida. A aramida é um material sintético extremamente resistente - para você ter um ideia, esse material chega a ser sete vezes mais resistente que o aço por unidade de peso. A sobreposição de diversas camadas desse tecido resulta no colete balístico. 

QUEM PODE COMPRAR UM COLETE BALÍSTICO?

Para você comprar um colete à prova de balas, você precisa ser maior de 21 anos, ter um comprovante de residência em seu nome, ter emprego lícito e remunerado e por fim você não pode ter nenhum tipo de antecedentes criminais. 

QUAIS SÃO OS TIPOS DE COLETES BALÍSTICOS?

Os coletes balísticos são classificados em dois grupos: uso permitido e uso restrito.

Aqueles de uso permitido podem ser comprados por civís e os de uso restrito, como o próprio nome diz é restrito, ou seja, está disponível somente para as forças militares. Veja a tabela abaixo e entenda melhor como os coletes são classificados:

Classificação de coletes balísticos pelo nível de proteção

De acordo com a norma NIJ0101.04

NÍVEL DE PROTEÇÃO

TIPO DE MUNIÇÃO

calibres

CARACTERÍSTICA DA MUNIÇÃO

Peso 

Velocidade

gr.

m/s 

ft/s 

CONDIÇÕES DE USO

NÍVEL IIA

NÍVEL II

NÍVEL IIIA

9 mm FMJ RN

.40 S&W fmj

9 mm FMJ RN

.357 MAG JSP

9 mm FMJ RN

44 MAG JHP

8.0  |  124

341  |  1120

11.7  |  180

322  |  1055

8.0  |  124

367 |  1205

10.2  |  158

436  |  1430

8.2  |  124

436 |  1430

15.6  |  240

436  |  1430

USO PERMITIDO

NÍVEL III

NÍVEL IV

7.62 mm NATO FMJ

.30 M2 AP

9.6  |  148

838 |  2780

10.8  |  166

869  |  2880

USO

RESTRITO

ACP = Automatic Colt Pistol / FMJ = Full Metal Jacket / JHP = Jacketed Hollow Point / JSP = Jacketed Soft Point / LR = Long Rifle / LRN = Lead Round Nose / PP = Partial Penetration /  RN = Round Nose / S&W = Smith & Wesson / SJHP = Semi Jacketed Hollow Point / SJSP = Semi Jacketed Soft Point / g = gramas / m/s = metros por segundo / gr = grans (quantidade de pólvora em um cartucho) / ft/s = foot per second

 

EXISTE UMA LEI QUE REGULAMENTE A COMPRA E VENDA DE COLETES BALÍSTICOS? 

Sim. A Portaria nº 18 da D Log (Departamento Logístico) do Exército Brasileiro trás todas as normas sobre a fabricação, aquisição, importação e destruíção dos coletes à prova de balas. 

COMO É O PROCESSO DE COMPRA DE UM COLETE?

O processo de compra de um colete deveria ser bem simples, porém o registro do colete é realizado pelas Secretária de Segurança Pública (SSP) de cada estado e essa decentralização gera uma série de sub-regras em cada estado. Na Portaria do Exército o mesmo responsabiliza as SSP´s quanto a emissão dos registros, logo as SSP´s podem fazer outras exigências para a concessão da autorização de compra. 

 

Devido á essa divisão nós aconselhamos que antes de comprar o seu colete à prova de balas, procure o departamento da SSP do seu estado que seja responsável por produtos controlados e verifique quais são os procedimentos para a compra de um colete balístico.

DEVO REGISTRAR O MEU COLETE BALÍSTICO?

Sim. É obrigatório realizar o registro do seu colete junto à SSP do seu estado. Não portar o registro de um colete balístico é crime. Para que o vendedor entregue seu colete será necessário que apresente uma cópia desse registro.

PRECISO DE UMA AUTORIZAÇÃO PRÉVIA PARA A COMPRA DO COLETE BALÍSTICO?

Como dissemos anteriormente as regras poderão variar de estado para estado. De acordo com a Portaria do Exército, a SSP do seu estado deve emitir uma autorização prévia para que você se dirija ao estabelecimento comercial autorizado e realize a compra de seu colete. Todavia existe estados que não fornecem essa autorização, neste caso você precisará apenas registrar o colete.

TODOS OS ESTADOS POSSUEM REGRAS CLARAS COM RELAÇÃO Á AQUISIÇÃO DE  COLETES BALÍSTICOS?

Não. Existe estados onde as regras são quase que inexistentes, não havendo um departamento responsável pela autorização e registro dos coletes. Nesse caso você terá um pouco mais de trabalho para conseguir comprar o seu colete. Você deverá fazer a solicitação a SSP de seu estado via ofício, juntamente com uma cópia da Portaria do Exército onde está descrito a responsabilidade da SSP em autorizar e registrar coletes balísticos e solicitar um despacho, sendo esse despacho negativo, você deverá encaminhar esse ofício para o Exército - Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados (SFPC) de sua região militar informando sobre a recusa da SSP de seu estado e solicitar a intervenção. 

 

É importante lembrar que lidar com órgãos públicos é burocrático e demorado. Mesmo com a intervenção do Exército a autorização e/ou registro por parte da SSP poderá demorar meses.