COLETES BALÍSTICOS

Como são produzidos?

Quais são os níveis de proteção? Quem pode comprar?

 

Encontre respostas para essas e outras questões nas informações abaixo!

Depois de conhecer melhor os coletes à prova de balas visite nossa loja virtual.

DESCUBRA UM POUCO MAIS SOBRE OS COLETES BALÍSTICOS

Os tipos de coletes balísticos podem variar de acordo com o nível de proteção, o material balístico e o modelo adotado pelo fabricante.

 TIPOS DE TECIDOS BALÍSTICOS

ARAMIDA é um tecido sintético extremamente leve e resistente, podendo ser até 5 vezes mais resistente que o aço por unidade de peso, além de resistente à altas temperaturas e não se altera quando imerso em água. Devido suas propriedade é largamente utilizado em coletes balísticos. O aramida mais conhecido é o Kevlar fábricado pela Dupont.

SPECTRA é uma fibra de polietileno de alta resistência e impermeável que possui um aspecto gelatinoso. De acordo com sua fabricante Honeywell essa material possui a maior relação peso/resistência do mercado. e é utitlizado na fabricação do Spectra Shield material também utilizado da confecção de coletes à prova de balas.

DYNEEMA é produzida através de um Polietileno de Ultra Peso Molecular (UHMWPE) o que lhe garante uma resistência impressionante. Um fio de 1mm dessa fibra pode sustentar uma carga de até 240kgs. Quanto ao peso - é leve  suficiente para boiar na água.

Fonte: Dupont / Honeywell / Dyneema / Terra Notícias / Wikipédia

ARAMIDA

SPECTRA

DYNEEMA

 

NÍVEL DE PROTEÇÃO DOS COLETES À PROVA DE BALAS

Os coletes balísticos são classificados de acordo com o seu nível de proteção. Esse nível é definido através de uma série de testes e define a resistência de determinado colete com relação aos calibres de armas de fogo.  

Classificação de coletes balísticos pelo nível de proteção

De acordo com a norma NIJ0101.04

NÍVEL DE PROTEÇÃO

TIPO DE MUNIÇÃO

calibres

CARACTERÍSTICA DA MUNIÇÃO

Peso 

Velocidade

gr.

m/s 

ft/s 

CONDIÇÕES DE USO

NÍVEL IIA

NÍVEL II

NÍVEL IIIA

9 mm FMJ RN

.40 S&W fmj

9 mm FMJ RN

.357 MAG JSP

9 mm FMJ RN

44 MAG JHP

8.0  |  124

341  |  1120

11.7  |  180

322  |  1055

8.0  |  124

367 |  1205

10.2  |  158

436  |  1430

8.2  |  124

436 |  1430

15.6  |  240

436  |  1430

USO PERMITIDO

NÍVEL III

NÍVEL IV

7.62 mm NATO FMJ

.30 M2 AP

9.6  |  148

838 |  2780

10.8  |  166

869  |  2880

USO

RESTRITO

Somente para o Exército

ACP = Automatic Colt Pistol / FMJ = Full Metal Jacket / JHP = Jacketed Hollow Point / JSP = Jacketed Soft Point / LR = Long Rifle / LRN = Lead Round Nose / PP = Partial Penetration /  RN = Round Nose / S&W = Smith & Wesson / SJHP = Semi Jacketed Hollow Point / SJSP = Semi Jacketed Soft Point / g = gramas / m/s = metros por segundo / gr = grans (quantidade de pólvora em um cartucho) / ft/s = foot per second

 

 

Dentro do nível II dos coletes à prova de balas existe o colete Multi-Ameça que é o único com proteção contra armas pontiagudas, como facas. 

 

QUEM PODE COMPRAR?

Os coletes balísticos são produtos controlados pelo Exército e a compra desse produto é regulamentada por leis específicas. Para ser autorizado à comprar um colete à prova de balas você deve atender à alguns pré-requisitos.

E COMO CONSIGO AUTORIZAÇÃO PARA COMPRAR UM COLETE?

Existem diferentes formas de conseguir a autorização para comprar um colete. As formas variam se o colete será registrado para pessoa física ou pessoa  jurídica, ou ainda se a pessoa jurídica é uma empresa de segurança privada. 

 

VAMOS EXPLICAR O PROCESSO PARA PESSOA FÍSICA.

PASSO

Você deve se certificar que atende à todos os pré-requisitos explicados anteriormente. 

PASSO

PASSO

Agora você deve entrar em contato com a Secretária de Segurança Pública de seu estado e solicitar à eles a autorização para compra do colete balístico.

Após receber a autorização de compra você deve enviar uma cópia ao estabelecimento onde pretende comprar o colete balístico

PASSO

Quando a nota fiscal de seu colete for emitida o vendedor deverá lhe enviar uma cópia para que volte à SSP de seu estado e registre o seu colete.

PASSO

Somente após apresentar o registro do colete emitido pela SSP que o seu colete poderá ser entregue à você pelo estabelecimento comercial. 

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES SOBRE O REGISTRO DE COLETES

  • A autorização para a compra do colete balístico e a emissão do registro do colete é de responsabilidade da Secretária de Segurança Pública de cada estado, conforme estipulado na Portaria do Exército nº18 de 19/12/2006 em seu Capítulo V, Art. 23.

 

  • Cada SSP poderá exigir documentação adicional para conceder a autorização de compra e posteriormente registrar o colete à prova de balas. Por isso é importante antes de iniciar o processo consultar a SSP de seu estado.

 

  • Algumas SSP´s pedirão que você informe o modelo, tamanho e nível de proteção do colete que pretende comprar, assim como os dados do estabelecimento comercial onde pretende comprar o colete à prova de balas. 

 

  • Existe ainda a possibilidade de em alguns estado o interessado em comprar um colete à prova de balas encontrar resistência por parte da SSP para realizar o processo. Neste caso você deverá solicitar a recusa por escrito através de Oficio e entrar com uma solicitação no Exército, através de sua Região Militar. 

 

  • Todo e qualquer cidadão que atenda os pré requisitos expostos acima pode comprar um colete à prova de balas de nível permitido. Portanto é um direito. 

 

  • Uma vez que você possui o registro de seu colete, você pode transitar livremente com ele por todo território nacional, mas lembre-se - sempre leve com você o registro do seu colete. 

 

  • Em caso de furto reporte o caso imediatamente às forças policiais, pois você poderá ser responsabilizado por quaisquer ocorrência irregulares. 

 

 

ATENÇÃO:  Portar colete ou qualquer produto à prova de balas sem autorização, ou que a autorização não esteja em seu nome é crime inafiançável. 

TIPOS E MODELOS DE COLETES BALÍSTICOS

Para entender melhor os modelos de coletes balísticos vamos desmembrar o colete. Lembrando que um colete balístico é 

PLACA BALÍSTICA + CAPA EXTERNA

Existe diferença entre as placas balísticas? 

 

Sim, as placas balísticas poderão se diferenciar por:

 

Nível de proteção: Como mostrado na Tabela Balística dos coletes balísticos, existem vários níveis de proteção para os coletes balísticos. 

 

Corte e modelo: Cada fabricante poderá produzir o seu colete balístico a partir de modelos de corte próprios, porém considerando sempre os pré-requisitos mínimos de proteção e as medidas mínimas por tamanho. 

 

Matéria Prima: Também já falamos sobre as principais matérias-primas que são utilizadas para a fabricação de um colete balístico. Veja no começo dessa página. 

 

Validade: Os coletes balísticos possuem prazo de validade que podem variar de 5 à 6 anos, dependendo do fabricante e da matéria prima utilizada. Após o prazo de validade o colete deverá ser destruído por empresa especializada e autorizada pelo Exército. 

 

Modelos de capas externas

 

Existem vários modelos de capas externas. 

Além de variar com relação ao modelo as capas externas podem se diferenciar também pela cor e pelo tecido. Nas fotos abaixo exemplificamos os principais modelos de capas externas para coletes balísticos e o seu melhor uso. 

DISSIMULADO

OSTENSIVO

TÁTICO

EXTRA FIT

Os coletes dissimulados são para aqueles que precisam utilizar a proteção por baixo da roupa de forma que fique disfarçado. Para evitar que o colete seja mova muito esse modelo vem com uma saia que deve ser fixada por dentro das calças.

 

É geralmente utilizado por executivos ou seguranças VIP´s. 

Os coletes ostensivos são para utilização por cima da roupa, ou seja, será visto por todos. 

 

Esse modelo é o mais utilizado pelas forças policias e seguranças privados.

Os coletes táticos são um modelo também ostensivo. Eles são adaptados com diversos bolsos e porta acessórios, como coldres, porta munição, porta carregador, porta algema, porta rádio, dentro outros. 

 

São geralmente visto em uso pela forças táticas policiais ou por escolta de valores.

Os coletes extra fit são um modelo exclusivo. São produzidos com uma capa de neoprene e um corte diferenciado que ajuda a se moldar ao corpo do usuário. As propriedades do tecido e suas características conferem maior conforto e garantem maior flexibilidade. 

Esse colete pode ser utilizado tanto na forma ostensiva como dissimulados.